sexta-feira, 30 de março de 2012

Roteiro Turístico Cultural Vale Do Paraíba



Roteiro Turístico Cultural
Vale Do Paraíba

Pensando em viajar? Não deixe de levar em consideração a viajem no tempo ao Vale do Paraíba.
Localizado no leste do território paulista, a região oferece sossego, e uma carga muito grande de história e cultura pelas antigas fazendas de café, em que o excedente do produto se transformava em luxo seguindo os padrões europeus da época. Muito procurada a região é um grande atrativo pelo clima de montanha e os festivais de inverno, além de trilhas e locais para esportes ligados a natureza.
Atualmente vemos muitas produções de filmes e novelas, que retratam a vida desses Barões do Café. Em todas as cidades encontramos ótimas pousadas, hotéis e restaurantes.
Mas aconselhamos que sejam levadas roupas de frio, já que apesar de ameno alguns dias o clima pode ficar bem frio.

Cidades Mais Atrativas

Cunha- A cidade mantém as tradições da vida rural, tendo um ritmo de vida lento. As estradas de terra que cortam a cidade são habitadas pela população, outro destaque fica para as festas religiosas, que levam multidões à cidade, principalmente a Festa do Divino, sempre esperada para o mês de julho. A cidade é endereço certo para quem busca tranquilidade.

São José do Barreiro- A cidade atrai por sua beleza, sendo rica em belas paisagens, trilhas na mata, cachoeiras, áreas verdes, doces, comida caseira e a hospitalidade característica do interior paulista. Ainda no século XVIII, descendo a serra da Mantiqueira em direção ao porto da Mambucaba, o capitão Fortunato Pereira Leite e seu cunhado João Ferreira de Souza, com seus familiares e agregados vindos de Pouso Alto, se detiveram nas proximidades de um atoleiro de difícil passagem. Aí fundaram um arraial onde, em 1820, foi erguida uma capela dedicada a São José, passando o povoado a ser conhecido com São José do Barreiro, nome que conservou ao ser elevado à vila em 1859.

Bananal- Em Bananal, os barões do café formavam a elite do Império. Hoje, é possível admirar os belos sobrados da cidade e os casarões históricos das fazendas da região, além da beleza da Serra da Bocaina. Os locais imperdíveis para se conhecer em Bananal são a sua antiga Estação Ferroviária e a Pharmácia Popular, aberta desde 1830.



Queluz- Originou-se Queluz de um aldeamento de índios puris, criado no ano de 1800. A aldeia cresceu em torno de uma capela, onde hoje se ergue a igreja matriz.
O município desenvolveu-se com a cultura do café, que aí deixou importantes marcos culturais, como as sedes ainda existentes das fazendas do Sertão, São José, Restauração, Bela Aurora, Regato, Cascata e outras.
Os turistas podem apreciar essa pacata cidade e admirar as construções históricas, o Mirante do Cristo e a Bica da Pedrinha (fonte de água pura e cristalina).


Silveiras- Silveiras surgiu ao final do século XVIII em torno de um rancho de tropas da família Silveira. Historicamente famosa pelo tropeirismo, a cidade faz o resgate do seu passado através da gastronomia e festas tradicionais, como a Festa do Tropeiro, evento que ocorre sempre no mês de agosto.







Nenhum comentário:

Postar um comentário