sexta-feira, 30 de março de 2012

Roteiro turístico e cultural do vale do Paraíba.

Roteiro turístico e cultural do vale do Paraíba. Locais de atrações turísticas. Historia da região importâncias e características no século XIX

O Vale do Paraíba é uma região sócio-econômica que abrange parte do leste do estado de São Paulo e sul do estado do Rio de Janeiro, e que se destaca por concentrar uma parcela considerável do PIB do Brasil. O nome deve-se ao fato de que a região é a parte inicial da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul.  Geralmente, a denominação costuma incluir também o litoral norte do estado de São Paulo, que lhe é vizinho e estreitamente ligado.


   O Vale do Paraiba se localiza nas margens da rodovia Presidente Dutra (BR-116), exatamente entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, dentro da megalópole formada pelas duas capitais e com seu principal eixo urbano seguindo o traçado da Via Dutra. Apesar de altamente urbanizada e industrializada, a região também tem reservas naturais importantes, como a Serra da Mantiqueira, na divisa com Minas Gerais, que contém algumas das montanhas mais altas do Brasil, e a da Bocaina, reduto de Mata Atlântica que também inclui pequenas cidades e fazendas de interesse histórico e arquitetônico.
  A população somada de todas as cidades da região é de quase 3,3 milhões de habitantes.
São José dos Campos é a maior cidade da região.
   A história do Vale do Paraíba está intimamente ligada ao ciclos econômico do café, período de opulência que deu prestígio e poder político à região.
No início do século XX, um grupo de religiosos da ordem trapista se instalou na fazenda Maristela, em Tremembé, e introduziu a cultura do arroz nas várzeas do rio Paraíba do Sul, além de novas técnicas de plantio e irrigação.
A produção de leite foi introduzida com a decadência do café, ocorrida a partir da crise econômica mundial de 1929.
   Durante a década de 1940, foi construída e começou a operação da maior siderúrgica integrada da América Latina, a CSN, instalada em Volta Redonda.
A partir dos anos da década de 1950, a região industrializou-se rapidamente. Nesta época, destaca-se a criação do Instituto Tecnológico da Aeronáutica, a consequente instalação da indústria aeronáutica com a EMBRAER, o maior complexo aeroespacial da América Latina, além das fábricas veicular Volkswagen, Ford e de eletrônicos LG, do lado paulista, do lado fluminense, destaque para Coca-Cola (Companhia Fluminense de Refrigerantes), PSA Peugeot Citroën, Volksvagen Caminhões e Ônibus (maior fábrica de caminhões do Brasil), Guardian do Brasil, Galvasud, Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Michelin, White Martins, a Industria Nacional de Aços Laminados (INAL), Companhia Estanifera Brasileira (CESBRA) e da S/A Tubonal (fabricante de tubos de aço), entre outras. A região possui um parque industrial altamente desenvolvido,[4] destacando-se o sector automobilístico, aeroespacial/aeronáutico, bélico, metal-mecânico e siderúrgico entre outras.
   A agropecuária ainda é de grande importância para vários municípios dessa região. O Vale do Paraíba é o segundo maior polo produtor de leite do país. Por questões conjunturais, a produção de leite se encontra em decadência, mas ainda sustenta boa parte da população rural dos pequenos municípios. O arroz é um dos mais importantes produtos agrícolas da região atingindo na safra de 2002/2003, a marca de 850 mil sacas de 60 kg.[5]
   O Vale do Paraíba é uma região com grande concentração de instituições de ensino superior, dentre as quais destacam-se as públicas: ITA (em São José dos Campos), UNIFESP (campus em São José dos Campos), [UNESP] (campus em São José dos Campos - Odontologia) USP (campus em Lorena), UNESP (campus em Guaratinguetá) e unidades da FATEC (Guaratinguetá, Pindamonhangaba, Taubaté e São José dos Campos)
Fonte:  pt.wikipedia.org/wiki/Vale_do_Paraíba



Conheça agora os 06  melhores roteiros turísticos da região:

1-         Eco-turismo – Cidades de Piquete, Paraibuna, São Francisco Xavier (distrito de São José dos Campos), São José do Barreiro.


2-         Roteiro da Fé - Aparecida, Cachoeira Paulista, Cunha, Guaratinguetá, Lorena.








3-  Serra da Mantiqueira: Piquete,  Itatiaia


4-    Turismo Cultural  - Vale Histórico: Silveiras, Lavrinhas, Queluz, Areias, São José do Barreiro, Arapeí e Bananal. Cunha, Lagoinha, São Luís do Paraitinga, Redenção da Serra e Natividade da Serra.


5-         Turismo Cultural  - Cidades Históricas: Santa Branca, Jacareí, São José dos Campos, Caçapava,Taubaté,Tremembé, Pindamonhangaba, Roseira. Resende, Barra Mansa Valença e Paraíba do Sul



6-   Vale Moderno - São José dos Campos, Cruzeiro.

Fonte: As fotos das cidades foram retiradas de sites referentes as mesmas.










Nenhum comentário:

Postar um comentário